quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Museu Pedro Palmeiro o endereço da história santiaguense

Nesta quarta-feira 15, participou do programa Cultivando Raízes na Rádio Itu AM, Vanderlei Almeida coordenador do Museu Pedro Palmeiro, localizado na Rua Pinheiro Machado, 2291, 2º andar, centro de Santiago. Esta é a segunda vez que Vanderlei participa do programa, onde foi abordado assuntos como o plano de ação do museu santiaguense e da Semana Nacional de Museus que acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.

“Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. Quais as histórias que nossos museus estão contando? Como eles colaboram para a construção ou para o questionamento das versões oficiais dos grupos dominantes? Quais outras histórias precisam ser lembradas? Como trabalhar na expografia o confronto entre lembranças e esquecimentos? Que esse pensamento crítico se desdobre em diálogos com o público e também em programações especiais durante a 15ª Semana Nacional de Museus. Participem!

Quero aproveitar a oportunidade e parabenizar o amigo Vanderlei, pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo em nosso museu, divulgando de forma incansável e chamando a nossa comunidade para o envolvimento com sua própria história, sem contar que é um ótimo programa para a família toda.


Confira o Plano de Ação Museu Municipal Pedro Palmeiro 2017
·        Projeto Museu nos Bairros :   Objetivos Gerais.
·        O projeto Museu nos Bairros, tem como objetivo a descentralização do Museu Municipal Pedro Palmeiro em estreitar relações com a comunidade.
·        Com esta ação o museu inicia uma campanha de valorização de patrimônio. Objetivos Específicos:
·        - Possibilitar a comunidade compreensão dos conceitos de cultura, identidade, museu, patrimônio e pesquisa;
·        - instigar as comunidades destes bairros a desenvolverem pesquisas na área da história;
·        - despertar o interesse dos participantes pela pesquisa história e para a construção de conhecimentos sobre o município, seu povo e sua história;
·        - construir um novo espaço de aprendizagem para os participantes do projeto, através de oficinas e pesquisa;
·        - criar um espaço de convivência, de valorização das habilidades e de construção de identidades;
·        - promover atividades culturais a partir das oficinas e das pesquisas realizadas pelos participantes.
·        -  Estimular através de documentários a história de personalidades santiaguenses, como Túlio Piva, Pedro Palmeiro, Moysés Vianna, Oracy Dornelles, Comadrinha, além da contação de histórias sobre Iluminação Pública.



Nenhum comentário: