quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Falta de chuva deixa produtores em alerta no Estado

Apesar de os técnicos garantirem que o desenvolvimento das culturas de verão no Estado é considerado satisfatório, a falta de chuva deixa os produtores em alerta. O maior temor é com relação às lavouras de milho que estão entrando agora em fase de floração.
Depois de um mês de outubro com um bom volume de precipitação, que ajudou na implantação das lavouras de verão no Estado, a escassez de chuva em novembro é motivo de preocupação. Mas, segundo o gerente técnico da Emater, Dulphe Pinheiro Machado Neto, ainda é cedo para avaliar a possibilidade de perdas, e a informação repassada até o momento por técnicos da entidade espalhados pelo interior gaúcho é de prejuízos pontuais.
– O problema é se faltar chuva para o milho plantado precocemente, que agora está em fase de floração, mas temos de aguardar a resposta do tempo ainda, estamos caminhando bem no plantio das culturas de verão – observa Dulphe.
Em algumas regiões do Estado, os produtores interromperam os trabalhos nas lavouras esperando o retorno da chuva. Carlos Piersante, de Santa Rosa, no Noroeste, iniciou na semana passada o plantio de cem hectares de soja, complementando mais 70 hectares de cultivo do milho iniciado em agosto.
– Estamos com problemas na fase final da lavoura de milho. Se a chuva não chegar dentro de 10 dias, o prejuízo será muito grande – estima o produtor.
Técnico da Emater na cidade, José Vanderlei Waschburger acrescenta que alguns produtores de soja da região pararam com o plantio.
Para o mês de novembro, a projeção é de que a chuva fique abaixo da média no Rio Grande do Sul, retomando o padrão nos meses de dezembro e de janeiro.
– Em algumas áreas, até temos um bom volume de chuva, mas o mês de novembro deve terminar abaixo da média. A tendência, depois, é de normalidade, mas sem a presença do fenômeno El Niño, que não se confirmou – estima o meteorologista da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Flávio Varone.
Plantio na médiaApesar dos problemas climáticos, o ritmo do plantio das culturas de verão no Rio Grande do Sul se mantém próximo da média da safra passada, conforme último levantamento da Emater:
Safra 2012/2013
Soja: 12%
Milho: 70%
Arroz: 58%
Safra 2011/2012
Soja: 13%
Milho: 68%
Arroz: 60%
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário: