segunda-feira, 11 de maio de 2015

ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE SANTIAGO ENFRENTA BARREIRAS


O vereador Macir Ribeiro já protocolou no legislativo santiaguense uma preposição que reivindica junto ao executivo e as entidades tradicionalistas a criação de um acampamento farroupilha para Santiago. O assunto começou a ser debatido no inicio de 2014, mas o que tudo indica o assunto enfrenta algumas barreiras por algumas entidades tradicionalistas, que alegam prejuízos em suas entidades com a existência de um acampamento farroupilha durante as festividades da semana farroupilha.
Discordo dessa idéia, vejo o contrário, desde que seja feito em parceria com municípios vizinhos e entidades da 10ª Região, com isso iríamos fomentar a economia atraindo pessoas de outros municípios sem contar no mais importante, que é fomentar o tradicionalismo e a cultura, assim teríamos um local para todos os públicos, aqueles que já são adébitos ao tradicionalismo, simpatizantes e aos que não tiveram ou não tem condições, de saber mais sobre costumes e da lida campeira, teriam nesse espaço a oportunidade de participar e conhecer melhor nossa cultura, com participação dos talentos regionais como: compositores, músicos, escritores e entidades tradicionalistas interagindo juntos.
Vejo o sucesso do carnaval de Jaguari, onde toda a região se faz presente fomentando a economia do município e integrando as comunidades. Vamos ficar de braços cruzados e ver Jaguari mais uma vez sair na frente e organizar o primeiro acampamento farroupilha da região?
Vejo equivocada essa mentalidade de olhar somente para um grupo fechado, se podemos olhar mais para o coletivo, que comprovadamente sempre se produz mais, nesse caso estamos falando em cultura, valores importantes legado de nossos antepaçados que muito contribuíram. A cinco meses da semana farroupilha, o assunto no mínimo não deveria ficar no esquecimento e começar novamente esse debate importante, em prol da cultura onde com certeza colocaria nosso Santiago mais em evidência, afinal somos uma cidade educadora e nada mais justo de que fortalecer nossa própria identidade.

Nenhum comentário: