terça-feira, 9 de junho de 2015

ALERTA, JA FOI DIAGNOSTICADO O PRIMEIRO CASO DE MORMO NO RS


Confirmado o primeiro caso de mormo em equino no Rio Grande do Sul, foi no município de Rolante, um segundo teste foi feito num laboratório do Recife (PE), onde confirmou a doença.
A propriedade onde foi diagnosticado a doença já foi desinfetada e o animal contaminado sacrificado. Fernando Groff, diretor do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, alerta os produtores em caso de qualquer suspeita busque informações.  
O que é  MORMO ?
Em algumas regiões o mormo é conhecido como  "lamparão”,  “farcinose”, "mal de mormo” , “catarro de burro” entre outras  nomenclaturas populares . O mormo é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria, que acomete principalmente os eqüídeos , podendo também acometer o HOMEM , os carnívoros e eventualmente os pequenos ruminantes .
Os sinais clínicos mais freqüentes são : febre, emagrecimento, tosse, corrimento nasal e lesões na pele no inicio nodulares e evoluem para ulceras e após cicatrizaçao formam lesões em formato de estrela .
Como  prevenir que meu cavalo se contamine com a doença  ?  
Infelizmente não existem tratamentos nem vacinas eficazes contra o mormo .A prevenção e o controle da doença  baseia-se na interdição de propriedades com focos comprovados, sacrifício dos animais comprovados por testes positivos  oficiais por profissional da Defesa Sanitária Oficial .
Participar apenas de eventos eqüestres  que obriguem o exame negativo de mormo, no prazo de validade correto em regiões e em situações de risco da doença. Alem de obedecer as regras impostas pelas autoridades sanitárias destas regiões..
Fica o alerta, no caso de suspeita da doença, procure com urgência um profissional e os órgãos competentes, a doença é grave e pode contaminar animais e humanos, a doença ainda não tem cura. 
O blog fica a disposição dos profissionais da área, para maiores esclarecimentos a comunidade e região. 

Nenhum comentário: