Solar

Solar

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Brasil retoma exportação de carne bovina para a Argentina



A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, anunciou nesta quarta-feira (17) que a Argentina retirou o embargo à carne brasileira que vigorava desde 2012. Ao mesmo tempo, o Brasil retirou o embargo às maçãs argentinas, decretado em março deste ano depois de constatada a presença da praga Cydia Pomonella. A documentação bilateral relativa aos desembargos será publicada esta semana pelos dois países.
Segundo comunicado divulgado pelo Ministério da Agricultura, a ministra disse que o embargo à maçã argentina teve causa estritamente sanitária, mas que as providências das autoridades da Argentina, demonstrando controle do problema, retiram as razões para a restrição.
Da mesma forma, a ministra declarou que não há razão para o embargo à carne brasileira, sob absoluto controle sanitário. Por isso, pediu reciprocidade à Argentina, concluindo os dois governos pela declaração simultânea das respectivas liberações.
A importação desses frutos provenientes da Argentina foi suspensa em março deste ano, após avaliação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do sistema argentino para mitigação de riscos relacionados à praga Cydia Pomonella – erradicada no Brasil no ano passado.

Nenhum comentário: