quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Exército apreende mais de 2,5 toneladas de explosivos em três dias no RS

Mais de 2,5 toneladas de explosivos foram apreendidas em três dias de atuação da Operação Dínamo III no Rio Grande do Sul. A ação foi realizada pelo Exército, em conjunto com as Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Estadual, com o Departamento Nacional de Produção Mineral e o Ministério Público Federal (MPF).

A ação, no Estado, foi conduzida por militares da 3ª Região Militar do Comando Militar do Sul (CMS). Ao todo, as equipes de fiscalização percorreram quase 8700 km em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Foram empregados 181 militares do Exército, além de 43 policiais e funcionários do DNPM.
A Operação Dínamo III intensificou a  fiscalização e controle de produção, armazenamento, comercialização, transporte e uso de explosivos, como medida preparatória para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 (RJ 2016). Ela aconteceu em todo o território brasileiro, mas o balanço de resultados ainda não está feito em nível nacional.

O foco é evitar que os explosivos parem na mão de criminosos, fato bastante comum, como revelou reportagem de Zero Hora publicada dia 7. ZH mostrou que a Polícia Civil conseguiu rastrear a origem de pelo menos 10 dos 32 ataques com dinamite a agências bancárias gaúchas ocorridos em um ano. Eles foram desviados de pedreiras, a maioria delas com autorização para uso de material explosivo.

Os resultados da Operação Dínamo III no Rio Grande do Sul:

- 81 empresas vistoriadas
- 15 autuações
- 2678 Kg de explosivos apreendidos
- 679 unidades de espoletas
- 3298 metros de cordel detonante
- 178 metros de estopim
- 57 unidades de retardadores
Fonte:Zero hora

Nenhum comentário: