terça-feira, 20 de dezembro de 2016

COLUNA: Jhonata Almeida

Jhonata Almeida – Instrumentista e Cantor, Professor de Música e bacharel em Direito

Buenas!
Neste nosso primeiro encontro através do Blog Notícia em Foco, aproveito para agradecer a Deus pela oportunidade e depois ao meu querido amigo Dilnei Martins, grande profissional e exemplar pessoa que acreditou no meu trabalho e me brindou com este espaço.

Música... Como pode uma pequena palavra conter tanta magia, beleza, tantas possibilidades e tantas histórias?

Pretendo, aqui em nosso ponto de encontro, abordar diversas áreas da Música, vários assuntos, diferentes maneiras de discutir o tema e logicamente apresentar aos leitores novos rumos e aspectos interessantes da Música.

Existe uma frase que uso e admiro muito, de um grande Músico que já nos deixou, e o conteúdo dessa frase resume bem o que um verdadeiro Músico sente em relação a sua arte: “Nasci com a Música dentro de mim; ela me é tão necessária quanto a comida ou a água.”

Essa belíssima afirmação (que reflete muito bem o que sinto) foi feita por Ray Charles, pianista e cantor norte-americano que nasceu em Albany em 23/09/1930 e faleceu em Los Angeles dia 10/06/2004. Ray foi um dos responsáveis pela afirmação e disseminação do Soul, do Blues e da vertente original do Jazz, entre as décadas de 50 e 70. Ray ficou cego aos sete anos de idade e ficou órfão ainda na adolescência. Vale conferir algumas de suas principais canções, como “Georgia on my Mind” e “Hit the Road, Jack”.

Atualmente, o cenário Musical brasileiro atravessa um momento delicado, onde nossa cultura sofre diariamente “atentados” que, de tão comuns e tão numerosos, acabam por passar de forma despercebida por nossos ouvidos e olhos.

É preciso mudar o senso crítico, rever conceitos (ou resgatá-los) e tomar cuidado com o que nos é oferecido de forma massiva pela mídia e com aquilo que é “jogado” na internet e que se torna popular muito rapidamente, mas isso é assunto para “os próximos capítulos”...
Que Deus vos abençoe.
Até nosso próximo encontro.
Jhou Batera //
Cabeludo

Jhonata Almeida

Nenhum comentário: