Mercado Melo

Mercado Melo

terça-feira, 30 de maio de 2017

Jhonata Almeida: "Momento Musical"

Buenas!

No “Momento Musical” de hoje, algumas reflexões sobre o árduo trabalho de trabalhar com Música...
Existem várias barreiras para que um Músico consiga exercer seu trabalho de forma tranquila, eficaz, produtiva e crescente... E esses obstáculos se apresentam das mais variadas formas...
Sempre lembro de uma história comum, que vários músicos devem ter experimentado mas que me marcou...
Certa vez, João da Silva foi contatado para dar seu preço de um show... Depois das especificações referentes a distância, local, duração e som, fixou seu valor em mil reais; imediatamente o “(con)tratante” achou caro e disse que só poderia pagar “uns 600”.
João fez os cálculos de deslocamento, equipamento e logística, e concluiu que se tocasse por aquele valor acabaria “ganhando” cento e cinquenta reais, mas mesmo assim, por estar precisando, fechou o negócio.
Salienta-se que João é um ótimo profissional, estudioso, sério e com alguma estrada “nas costas”.
Dias depois, o “(con)tratante” ligou e disse: “-Tchê, João, tem um cara aqui que me faz por 500...Tu cobre esse valor? Se não vou pegar ele!”
Não cabe aqui registrar as “palavras” que João pensou em proferir; depois de baixar seu preço quase pela metade e já ter “adiantado” algumas coisas com vistas ao show, receber uma ligação dessas é humilhante. Aí, cabe a seguinte frase: “Queres qualidade? Contrate-me. Queres preço, contrate outro.”
O problema é que, de certa forma, do jeito que “as coisas” estão, realmente os “empresários” não estão muito preocupados em contratar “algo bom”; tendo alguém que faça barulho ali por algumas horas, já está bom.
Porém, eu na condição de professor de Música ainda tento disseminar ouvido crítico nas pessoas: é preciso saber discernir o que é Música e o que é barulho.
Música é várias coisas, mas em inúmeros casos é profissão, é suor, é investimento, é estudo, é garganta irritada, é bolha no dedo, é estrada e é algo sério. Não é só diversão.
E esse é só um dos problemas que o Músico enfrenta...
Cabeludo
Jhou Batera //

Jhonata Almeida

Nenhum comentário: