segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Na semana farroupilha a culinária gaúcha se destaca


A Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura gaúcha, que se comemora de 14 a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha.
O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha, mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade. A semana farroupilha é uma semana que todos gaúchos vão pras ruas comemorar, tomando um chimarrão e celebrando com desfiles, shows e se caracterizando de forma adequada.Com as moças de vestido de prenda e os homens de bombacha, lenço, guaiaca, chapéu, entre outros.

A culinária do Rio Grande do Sul tem como tradição a carne de charque, o churrasco e as influências sofridas pela imigração italiana no Brasil e alemã ocorrida durante o século XIX. Da mistura entre a comida indígena, portuguesa e espanhola e do homem do campo surge a chamada cozinha da Campanha e, com características mais urbana, a cozinha da região missioneira. São muito populares pratos como o churrasco, o arroz de carreteiro, além de receitas mais contemporâneas, como o bauru gaúcho e Arroz de China Pobre. 
O charque que também é um ingrediente muito importante para a história do Estado  é uma carne bovina salgada, que tem como processo a secagem ao sol por longos períodos de tempo. O objetivo desse tratamento é desidratar a carne, acomodada em mantos, para que possa ser conservada por mais tempo. A validade do charque é consideravelmente maior que a da carne seca ou da carne de sol, pois no seu temperamento leva quantidades de sal mais abundantes.


Carreteiro de Charque:

Ingredientes:
450g de charque dessalgado e picado
2½ xícaras (chá) de arroz
2 colheres (sopa) de banha ou óleo
2 dentes de alho e 1 cebola média picados
Modo de fazer:
Primeiro, dessalgue o charque. Para isso, deixe-o de molho por cerca de 5 horas, trocando a água de 4 a 5 vezes nesse período. Dependendo do charque, o número de trocas pode ser maior ou menor. Depois desse processo, pique o charque (se preferir, já compre o charque em pedaços).
Frite o charque na gordura (o óleo é a opção mais leve) até que comece a dourar (ele soltará um pouco de líquido) e, então, adicione a cebola e o alho picados e refogue bem (adicionando um pouco de água fervente aos poucos para auxiliar no cozimento e evitar que o charque fique duro).
Quando o refogado estiver mais seco, adicione o arroz e deixe que frite levemente com os demais ingredientes.
Cubra tudo com água e deixe cozinhar até que o arroz esteja no ponto. Se necessário, regule o sal.
Com poucos ingredientes e 4 passos rápidos, está pronto um arroz memorável, que tem no seu tempero o sabor marcante da própria carne. O tempo de preparo, após a dessalga do charque, não é longo, cerca de 30 minutos. Com a quantidade dessa receita, comem bem cinco pessoas, tranquilamente. Uma boa sugestão é servi-lo com couve refogada e, ainda, farinha de mandioca (ou farofa). Uma salada também cai bem. Se você puder, o ideal é fazer o Carreteiro em panela de ferro, da mesma forma que os inventores originais da receita - o sabor é muito rico! Mas, claro, não há problema nenhum usar panelas de outro material.

Nenhum comentário: