sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Professor da UFSM participa do programa Cultivando Raízes


Nesta sexta-feira 02, participou do programa Cultivando Raízes nos estúdios da rádio Itu AM, o professor Gustavo Pinto da Silva, da Universidade Federal de Santa Maria, com doutorado em extensão rural. O professor Gustavo desde o início de 2014, juntamente com um grupo de professores do Colégio Politécnico da UFSM, vem desenvolvendo um trabalho com intuito de fortalecer iniciativas de desenvolvimento regional, no município de Santiago, no setor de hortaliças e frutas, enfim, todo o sistema agroalimentar.
Na entrevista foi destacados a importância do produtor rural, principalmente aqueles das pequenas propriedades, a conscientização de novas técnicas para maior produtividade, o crescimento do setor desde o início do projeto, onde o número de produtores dispostos a inovar no setor também teve crescimento, assim como o interesse de alguns jovens em permanecerem nas pequenas propriedades e a importância da comunidade nesse processo todo.  

Por fim, o professor Gustavo destacou a importância de ter uma identidade nesse processo todo, a origem do produto de que forma ele está sendo produzido, como chega ao consumidor final, com isso surgiu a necessidade de criar uma marca que identifique e qualifique o produto, certificando sua procedência, onde foi criada a marca Sabor do Baita Chão. Também destacou que seu trabalho vai além da questão profissional é uma paixão, em especial pelo pequeno produtor, agradecendo o carinho e o respeito no qual sempre foi recebido pelos produtores de nosso município.   

Nenhum comentário: