sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

COLUNA JHONATA ALMEIDA:"Pensando Alto"

Buenas!
Neste segundo encontro sobre temas diversos, escolhi abordar um assunto que faz parte da minha vida e também da de muitos amigos que fiz exatamente nesse meio: o Truco Cego profissional.

O jogo de Truco Cego é um jogo de baralho (espanhol), oriundo da Europa (no século XVII), e introduzido no Brasil por intermédio da Argentina durante a Guerra do Paraguai.
Todos os anos acontecem vários torneios de Truco Cego no Rio Grande do Sul, com premiações em dinheiro (de valor variável) e troféus. Os torneios podem ser de “mano” (individual), de duplas ou de trios.

O interessante é destacar que o Truco Cego profissional, visto e identificado nos torneios oficiais, é bem diferente daquele velho jogo de Truco que se vê sendo praticado de brincadeira: o Truco Cego levado a sério é um esporte cheio de curiosidades, variações táticas, estratégias, senhas, possibilidades e probabilidades. Sempre digo, nas minhas palestras ou tentativas de arrebanhar novos adeptos, que o Truco não deve mais carregar a imagem que muitos tinham (ou têm) dessa prática: brigas, bêbados, confusões, dívidas e várias outras coisas negativas; NÃO – O Truco cego profissional possibilita conhecer pessoas, viajar, conhecer lugares, aprender a perder e a vencer, fazer amigos e descansar o corpo e a mente.

Eu, Jhonata Almeida, jogo profissionalmente há 5 anos; tenho 35 prêmios oficiais (todos dispostos em minha galeria, na sala de minha casa); sou campeão regional de Truco Cego de mano, tetracampeão regional de Truco Cego de duplas, três vezes vice-campeão estadual de Truco Cego de duplas e campeão estadual de Truco Cego de trios, fora vários outros prêmios regionais, estaduais e municipais. Faço parte constantemente das Comissões Organizadoras e Regulamentares de torneios oficiais por todo o estado do Rio Grande do Sul, ministro palestras sobre Truco e em 2017 colocarei em prática projetos de cobertura midiática do assunto.

Porém, os troféus mais importantes que ganhei jogando Truco foram os meus amigos: inúmeros, de vários locais, cujas famílias tive a oportunidade de conhecer, e pelos quais tenho um carinho muito grande.
Venha para o Truco você também!
Deus e Nossa Senhora Consoladora sempre comigo!
Jhou Batera //
Cabeludo

Jhonata Almeida

Nenhum comentário: