quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Trump assina ordem para construir muro entre Estados Unidos e México


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira,25, dois decretos para implementar novas políticas de imigração no país. Entre elas, está a que colocará em prática o plano de construir um muro na fronteira com o México. “Falávamos disso desde o começo”, disse ele.

Segundo o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, Trump negociará com o Congresso a verba para a construção do muro, mas “mais cedo ou mais tarde” o governo do México compensará esses gastos. Durante a campanha o presidente sempre prometeu que o governo americano não pagaria pelo muro, sem explicar como faria o país vizinho custear a obra. O presidente Enrique Peña Nieto diz que não há possibilidade de isso ocorrer.

“Construir essa barreira é mais que uma promessa de campanha. É senso comum para proteger nossas fronteiras porosas”, disse Spicer. “Há um fluxo de drogas, crime e imigração ilegal para os Estados Unidos.

Ainda de acordo com Spicer, a outra ordem executiva irá acabar com o financiamento das “cidades santuários” que acolhem os refugiados e colocará fim à política de “prisão e soltura” de imigrantes indocumentados de administrações anteriores. Apesar disso, ele garante que os imigrantes serão tratados “da maneira mais humana possível”

Nenhum comentário: