quinta-feira, 9 de março de 2017

JHONATA ALMEIDA: "Pensando Alto"

Buenas!
No “Pensando Alto” de hoje, um aspecto interessante da mente humana: o prazer de COLECIONAR coisas.
“Colecionar, essencialmente, é algo animista e transcendente pelo qual acessamos um mundo formado por nossa memória e imaginação. Mas a arte de colecionar não se limita apenas ao prazer de catalogar e guardar objetos. Grande parte do ânimo está na busca, que muitas vezes leva toda uma vida e nunca é finda, de completar a coleção. Há, nessa caça ao tesouro, quase sempre um elemento da coleção que, por ser o primeiro ou mais raro, permanece envolto em uma aura de admiração e cobiça por parte da comunidade de colecionadores. Enfeitiçado, nosso olhar permanece quase em estado de hipnose, selecionando esse elemento e seus iguais dentre todos os outros, alimentando em nós a expectativa de que o olharemos em todas as suas possíveis variações, em todas as formas que a realidade lhe conferiu.” – Victor Lisboa
E, esses dias, parei pra notar uma coisa que até me surpreendeu...
Eu sou um colecionador nato!
Vejam só:
Quando criança, eu colecionava revistinhas da Turma da Mônica, a série "Nosso Amiguinho" e os transfers "Kalkitos"; mais tarde, comecei a colecionar todos os tubos de desodorante "Axe" que eu usava (cheguei a ter uma cômoda cheia); quando comecei a tocar bailes, colecionava as baquetas que iam quebrando; hoje, possuo várias coleções... Uma de miniaturas de instrumentos musicais e Músicos (tem violinista, baixista, cantor, tem baterias, violoncelo, violão...), uma de xícaras (mas não coleciono qualquer uma: tem que ter algum significado pra mim...tenho do Inter, algumas com dizeres engraçados, tem do Direito, algumas oriundas de escolas e palestras, tem sobre Música e algumas artesanais com alça trabalhada ou "pela metade", e até em miniatura!), tenho minha coleção de livros (jurídicos, assuntos variados e a das "Aventuras Fantásticas", que só dessa série são 37), tenho uma coleção de elefantes (atualmente 29, de gesso, plástico, resina, pelúcia e porcelana...o trigésimo "vive" aqui em casa separado dos outros, preso artesanalmente a um vidro de café), tenho uma "microcoleção" de chaveiros (quem me conhece, sabe, hehe) e logicamente minha coleção de troféus e prêmios de Truco (atualmente são 35)... Fora a de Cd's que abandonei depois de arquivar em mídia (uns 500), jogos de video-game que passei pro PC (uns 150) e a de bibelôs que dei pra minha mãe e de miniaturas de violões que dei pro meu irmão, hehehehehe...

E você, o que coleciona?
Vamos lá, não precisa ser algo caro!
Quem sabe se você colecionasse... Memórias?
Cabeludo
Jhou Batera //

Jhonata Almeida

Nenhum comentário: