terça-feira, 16 de maio de 2017

Jhonata Almeida: "Momento Musical"

Buenas!

No “Momento Musical” de hoje, um assunto que é muito comum nas conversas entre pessoas que estudam Música e/ou são Músicos, mas que muitas vezes não é bem claro para quem é leigo...

Me refiro às versões de canções.

Muito comuns no youtube, encontram-se na internet comumente com o nome de “cover”, mas há que se fazer uma diferenciação: um “cover” busca reproduzir uma canção EXATAMENTE como ela é em sua forma original, mas nem sempre é assim concebida a ideia: quando tocamos uma canção “do nosso jeito”, na verdade não estamos fazendo um “cover” e sim uma versão.

Uma canção que tem guitarras, baixo e bateria feita ao violão torna-se uma versão, e do ponto de vista técnico, não um cover.

E muitas vezes uma versão fica beeeeeem melhor do que as canções originais...

Como sugestões indicarei algumas versões, para a posterior pesquisa das senhoras e senhores:

Uma que vale a pena conferir é a versão de Randolf Arriola para a canção “With or Without You”, do U2 (os aspectos técnicos da pedaleira talvez sejam assunto para outro texto); aproveito nesta sugestão para referir à versão da banda Imagine Dragons para esse clássico.

Falando em Imagine Dragons, também sugiro que confiram as minhas duas canções prediletas deles na voz (versão) de Caleb Hyles: Demons e Radioactive.

Outro músico que tem várias versões no youtube é o Juan Rodriguez, principalmente de músicas do Guns n’ Roses.

Recomendo também o OrtoPilot, sempre com bom gosto nos arranjos sem perder as identidades das canções.

Mas que tal procurar as canções que você gosta em outras versões?
Pode ser legal!
Cabeludo
Jhou Batera //

Jhonata Almeida

Nenhum comentário: