terça-feira, 14 de março de 2017

JHONATA ALMEIDA: "Momento Musical"

Buenas!

No “Momento Musical” de hoje, uma menção (disfarçada de estímulo) a uma das bandas mais populares do mundo (e uma de minhas preferidas): o U2.
O U2 é uma banda irlandesa que teve origem em 1976 e que se mantém na atividade até os dias atuais, e com a mesma formação.

Liderada pelo emblemático vocalista “Bono” (Paul David Hewson), a banda conta com “The Edge” (David Evans) na guitarra, Adam Clayton no contrabaixo e Larry Mullen Jr. na bateria.

Identificado pelas introspectivas interpretações e pelos inflamados discursos, Bono conserva a linha de frente da banda com uma carga pessoal muito interessante: casado com Alison Stewart e pai de quatro filhos, Bono tem uma carreira voltada à filantropia. A grande maioria de suas canções tem como tema os aspectos religiosos, a política, o amor e a sociedade, bem como experiências pessoais e familiares. Bono é um dos maiores ativistas influentes do mundo na questão dos direitos humanos, e já recebeu diversas condecorações e títulos de reconhecimento por seus feitos e projetos ao redor do mundo.

As canções da banda normalmente são marcadas pelo trabalho harmônico de The Edge, que trabalha muito a variação de acordes simples e praticamente não explora os solos. Os vocais de Bono são inconfundíveis e o cantor coleciona elogios e prêmios referentes ao seu alcance e qualidade vocal.

Com 22 prêmios do Grammy, é a banda mais premiada nesse sentido. Possuem treze álbuns de estúdio além de várias coletâneas e discos gravados ao vivo, bem como dvd’s e uma série de clipes.

Sou “suspeito” pra falar visto que sou um confesso fã da banda, tenho todos os cd’s e dvd’s bem como vídeos e material de estudo, mas recomendo que procurem ouvir o U2.

Como amostras, posso citar algumas de minhas canções favoritas: “With or Without You”, um clássico, que divide opiniões acerca do real tema abordado por Bono e que permite várias interpretações, marcada por uma harmonia simples e linear de quatro notas e uma melodia fantástica; “Bad”, igualmente curiosa quanto ao tema, muito subjetiva e com uma melodia simples e tocante (e vale conferir a interpretação de Bono quando executou essa canção na versão do DVD “Rattle and Hum”); Pride (In the Name of Love), com tema absolutamente religioso, um dos grandes hits da banda (a primeira deles que ouvi); “Sunday Bloody Sunday”, retratando o drama dos atentados terroristas na Irlanda, e “All I Want is You”, feita por Bono para sua esposa...

Registro aqui meu reconhecimento, respeito e admiração por essa banda histórica e de extrema qualidade. Bora ouvir!
Cabeludo
Jhou Batera //

Jhonata Almeida

Nenhum comentário: